728x90 AdSpace

Ultimos Post
5 de outubro de 2011

Técnicas e Materiais

(Materiais:)

.Tocar no assunto relacionado a materiais é do interesse de quem está iniciando,e para muitos artista que já estão atuando a bastante tempo nessa area.
.Tem o famoso ponto de interrogação?Qual material devo usar?qual me proporciona um resultado melhor???
.Então vamos ver essas seguintes questões que nos deixam em duvidas!!

1.(Lápis Grafite:)

Essa importante ferramenta indispensavél ou seja impossivel o artista viver sem,denominadas pelo potêncial de variedades  graduações para acabamentos e arte final.chamados de lápis grafite.
.Estes são constituidos por uma (MINA)=>ou seja elas são feitas de uma mistura de grafite+argila,revestida e protegida por uma madeira
.A (MINA) conforme tenha mais ou menos argila,é mais (DURA)ou mais (MAÇIA) 
 .Esses Lápis tambem são numerados e classificados conforme a densidade de cada um.
Por ex:(os lápis denominados e classificados como (B) 2B,3B,4B,5B,6B,7B,8B e 9B

  

  indicados para desenhos a mão livre,por se tratar de um lápis macio e muito ultilizado em sombreamento.

.lápis(H) H,2H,3H,4H,5H,6H,7H e 8H

 .O lápis (H) é composto por um grafite denominado mais duro,ou seja é um lapis indicado para traços que exiga mais rigor,como por exemplo desenhos geométricos.

._Lápis (HB) agora temos esse lápis classificado como um grafite de (DUREZA MÈDIA)
dependendo da proporção e força aplicado pode se ultilizar esse lápis para as duas finalidades H e B.
Enfim analisando as diferenças de proporções e densidade podemos concluir qual função cada lápis tem.
como podemos ver na figura acima detalhando os traços do lápis de nomeclatura(H)
pode se notar que são traços mais finos e os traços feitos pelo lápis (B) são traços bem mais grossos    veja na fig. abaixo:
 e podemos ainda notar nessa mesma figura no canto esquerdo o lápis (HB) que no caso seria um lápis intermediario pois como já mencionei dependendo da força aplicada pode se ultilizar como (h)ou(b).

.Logo  abaixo postarei uma legenda para especificar melhor a tradução e o significado de cada nomecltura dos lápis.

(B) = BRAND ( MÁCIO)
(HB) = HARD/BRAND (DUREZA MÉDIA)

(F) = FIRM (FIRME)
(H) = HARD (DURO)


.Os lápis são fundamentais claro devemos ter conhecimentos das tecnicas e quais os momentos para aplica-laspois são eles que farão a diferençano resultado final.
.Principalmente para aqueles que não gostam ou não estão associados ao uso do esfuminho 

Borracha:


Existem varios tipos de graduações de borrachas,mas cada uma tem a sua fução e especialidade citarei as mais importantes,e é claro ficará ao seu critério optar por quais materiais terá mais adepto a sua ultilização.
.Aqui irei citar as mais conhecidas que possivelmente já tenha ouvido falar.*no caso de quem esta começando)

Borracha Limpa-Tipos:




.O que seria a borracha´´Limpa-Tipos``ela é uma borracha maleavel,que é um pouco parecida com aquelas ´´massinhas de modelar``ela tambem é conhecida pela praticidade e precisão na hora do acabamento e limpar trabalhos como grafite,pastel,carvão e outros.
.Sua textura é extremamente suave que absorve as particulas menores sem danificar o papel.
.Tem vantagens ao ultilizar essa borracha pois ela pode ser ajustada conforme sua necessidade para dar mais precisão ao acabamento além da finalidade de retirar o excesso da grafite e melhor de tudo não borrar.

Borracha Plástica:


 Essa borracha é muito ultilizada para os acabamentos e apagar traços mais forte principalmente a técnica de dar formas aos cabelos.aplicando efeito de brilho e ondulações,esse material é uma borracha dura que permite um resultado muito bom não só em técnicas de cabelos mais como qualquer outra area.
Caneta Borracha:

.serei especifico e breve sobre as ultilidades deste material,essa borracha é otima para lugares que exige precisão tais como,brilho dos olhos,bocas e etc.ou seja ela é otima para pequenos detalhes que fazem a diferença em um trabalho e que precisa de um cuidado a mais na hora de aplicar qualquer efeito ou tecnico com algum corretivo.   

Esfuminho:

.Esse tambem se tornou uma ferramenta indispensavel para o desenho realista,ele é essencial para deixar seu desenho uniforme ou seja dar uma ´´espalhada``
dando realismo a sombreamentos e detalhes,apesar de ser uma ferramneta ultilizada por muitos ainda há quem prefira recorrer a outros recursos com a mesma finalidade.
.Ex:.Usar o dedo para esfumaçar,um pedaço de folha/jornal,pedaço de pano,algodão e outros.

.O esfuminho é uma ferramenta feita de jornal enrolado e prensado.
.E como eu havia mencionado tem muita pessoa que preferem usar o recurso que eu coloquei no exemplo.
.Da para fazer sem ser com o esfuminho?sim da para fazer.Mais citarei um outro exemplo:.se for ultilizar a técnica mais comum de esfumaçar ou seja usando os dedos da para ter um bom resultado,sim da para ter mais você corre risco de borrar seu desenho e perder seu trabalho depois de ter tido horas e horas de dedicação ,principalmente pessoa que transpiram pelos  dedos  a grafite misturada com o suor pode virar uma tinta que podera manchar e borrar seu desenho e em muitos casos pode ser um defeito dificil de corrigir.

Papel:

.Assim como o lápis e a borracha o papel tem varias marcas,expessuras e tamanhos.
.O mais ultilizado e recomendado seria o tradicional (CANSON) ou ´´Papel Dessin``Papel de superfície semifosca, ligeiramente granulosa e absorvente, indicado para desenhos.aconselho que faça um teste para quem esta começando pode treinar e aplicar técnicas em folhas de sulfite A4 mesmo.ou comprar um bloco de folha com os mesmo tamanho da sugerida A4 
veja na fig abaixo o gráfico com os tamanhos de folhas:


Iluminação:


.Não poderia deixar de mencionar a respeito da iluminação, já comentei sobre isso na pagina de Dicas,mais tornarei a falar por ser um assunto muito importante para o resultado de sua arte e de sua saúde.
.bom primeiramente você precisa arrumar um ambiente bem iluminado que tenha tambem uma luminaria disponivel para seus trabalhos,pois existem varios detalhes em uma imagem que só podem ser visto por uma boa luminaria além de preservar a saùde de nossos olhos,pois um ambiente com pouca iluminação ocasionará em problemas oftamológicos pelo fato de forçar muito a vista em ambientes com pouco iluminação.


  • Comente no Blog
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Técnicas e Materiais Rating: 5 Reviewed By: Fernando Oliveira